terça-feira, 18 de setembro de 2007

ESCRITORES DA LIBERDADE - II


Sinopse: O projeto é baseado no livro "The Freedom Writer's Diaries: How a Teacher and 150 Teens Used Writing to Change Themselves and the World Around Them" (algo como "O Diário dos Escritores da Liberdade: Como uma Professora e 150 Adolescentes Usaram a Escrita para Mudá-los e o Mundo ao seu Redor") escrito pela professora do ensino médio Erin Gruwell e seus alunos. No livro, Gruwell e seus alunos que eram consideráveis impossíveis de alguém ensiná-los algo, saem uma odisséia que mudará suas vidas, abrirá seus olhos para o mundo e os fará crescer em espírito, contra a ignorância, a incompreensão, e as forças negativas em suas vidas. O filme se passa em um período em que estourava nas ruas a guerra interracional americana, onde para os jovens da classe de Gruwell, conseguir sobreviver o dia a dia da guerra entre as raças no meio da rua, já era um feito muito grande. E é a partir do respeito e a forma de tratar os alunos como nenhum outro professor havia tratado, ou seja, escutando-os como adultos que estavam se formando, que ela conquista um a um. Começando pelo estudo do livro "O Diário de Anne Frank" e o Holocausto, os "Freedom Writers" saem em busca de heróis pelo mundo. Enquanto escrevem seus projetos, os alunos saem em busca de se tornarem eles mesmo esses heróis. E pela primeira vez eles poderão experimentar a esperança de que talvez eles possuam a chance de mostrar ao mundo que suas vidas também fazem o diferencial e que eles possuem algo a dizer ao mundo.

ESCRITORES DA LIBERDADE - I

Esse fime me colocou para pensar como vemos a mesma coisa sob varios pontos de vistas diferentes. Em escritores da liberdade a professora de ensino médio Erin Gruwell , coloca seus alunos para escreverem sobre suas proprias vidas, como eles enchergam o mundo ao seu redor, a descriminação, o que pensam do futuro, quais os seus objetivos. Eram pessoas excluidas pela sociedade, pelo sistema de ensino, pessoas que ja estavam destinada a derrota antes mesmos de entrarem na competição, e de como eles sabiam disso e se organizavam para combater uma sociedade injusta, racista e cruel. Recentemente assisti a um documentario que um banco privado do nosso pais estava promovendo junto com o governo do Estado de São Paulo, postos de inclusão digital, eles mostraram o exemplo do posto da Praça Da Sé em SP, e de como moradores de ruas que antes passavam o dia medingando nos arredores da praça puderam ter acesso a internet e a partir dai ser inseridos dentro de uma nova realidade, mostra a historia de um ex morador de rua que conseguiu mudar de vida graças a esse progeto, ele criou um blog onde começou a contar a sua historia, as pessoas passaram a se interessar e hoje ele escreve e vende roteiros de filmes para cineastas, escritores etc. Isso mais parece enredo de um filme, mas é realidade, estamos vivenciando uma revolução que esta mudando a vida das pessoas de forma drastica, pessoas que antes não tinha sequer um lugar para se abrigar hoje estão de volta ao convivio social graças a essa nova ferramenta de comunicação e interação.
Mas o que isso tudo tem a ver com Escritores da liberdade, bem talvez nada ou tudo, porque foi justamente quando os alunos começaram a contar as suas historias é que eles puderam compreender que faziam parte de um grande sistema. Essa foi a forma usada pela professora para mostrar-lhes que eles tambem eram herois, pois venciam uma guerra todos os dias. A guerra do trafico de drogras, das gangues de ruas e de como eles poderiam ser tornar herois,bastavam seguir exemplos bons, se espelharem nos melhores, e não se sucumbirem como se a sociedade injusta e desigual ja houvessem traçado o seu destino.

O QUE ESTOU ASSISTINDO


Esse filme traz a historia da fundação e da luta dos mormons, como eles lutaram para implantar uma nova religião e de como foram perseguidos por aqueles que não concordavam com suas ideias. Traz um pouco da historia americana que é cercada de valores morais, e de como esse povo acredita em seus ideais. Vale assistir, é um otimo filme que nos faz compreender um pouco sobre a origem e a dificuldade que esse povo sofreu para implantar o que é hoje uma das religiões que mais crescem no mundo. Vale a pena pesquisar um pouco mais sobre a vida dos mormons, seus valores e suas crenças, uma coisa que achei bastante interessante é que quando um jovem da comunidade dos mormons completa 18 anos, antes mesmo de irem para a faculdade, estes saem da casa de seus pais e vão fazer um trabalho de evangelização pelo mundo, de no minimo 2 anos. São muito prosperos os mormons e defendem valores como a familia e religião, são tidos como pessoas serias que buscam servir a Deuz dentro de seus ideais cristãns.

A Busca Pela Honra


Em novembro de 1833, o Estado de Missouri se tornou um olho cego, assim como centenas de seus habitantes que vivem em paz e foram caçados na calada da noite. Os líderes da comunidade Benjamin Steed (Sam Hennings) e sua esposa, Mary Ann (Brenda Strong), além de mais alguns seguidores dp sábio Joseph Smith (Jonathan Scarfe) sofrem ataques brutais, de uma perigosa facção, que os obriga a abandonar seus lares. Smith, e seu leal companheiro Brigham Young decidem então formar uma nova comunidade. Enquanto isso, Benjamin e Mary Ann participam da migração para o oeste, mas nem todos da família ps acompanham. O filho mais velho do casal, Joshua (Eric Jhonson)enbsp; dá as costas ao grupo e junta forças com a finalidade de acabar com a nova comunidade de Smith. Em meio ao caos criado por diferentes facções, agora as famílias terão que lutar para reencontrar a paz novamente!

Mórmon

O termo mórmon, geralmente usado para referir-se aos membros dessa igreja, deriva do nome do profeta Mórmon, que é um dos autores e compiladores das escrituras que formaram O Livro de Mórmon, Outro Testamento de Jesus Cristo. Apesar de os termos mórmon e mormonismo serem aceitos pela própria igreja, a denominação oficial recomendada para os fiéis é santos dos últimos dias, ou o acrônimo em português "SUD" e em inglês LDS (Latter-day Saints). No Brasil atualmente existem quase 1 milhao de membros. (928.926 membros da Igreja em 31 Dezembro 2006).
A sua sede fica situada no estado de Utah (o qual foi fundado pelo povo mórmon), nos Estados Unidos da América, na cidade de Salt Lake City. Está presente em mais de 160 países e hoje possui quase 13 milhões de seguidores, dos quais mais de metade estão fora dos EUA (dados oficiais de Abril de 2007). A igreja mantém registros cuidadosos de seus membros, incluindo informações sobre a sua árvore genealógica; estas informações são importantes devido à crença na possibilidade da salvação dos antepassados, através do batismo vicário feito pelos seus descendentes. A salvação só poderá ser alcançada se os antepassados aceitarem o Evangelho no "mundo espiritual", lugar onde o espírito dos mortos aguardam a ressurreição.
Série temática sobre os
Santos dos Últimos Dias

Joseph afirmou ter recebido uma visão na manhã de primavera de 1820, num bosque próximo à sua casa, na qual Deus e Jesus Cristo lhe ordenaram que não se filiasse a nenhuma das igrejas existentes, mas que restaurasse a verdadeira igreja. Esta visão é conhecida como a Primeira Visão.
A tradição desta igreja diz que o Smith encontrou uma coleção de placas de ouro gravadas, e as traduziu para o inglês, dando origem ao chamado Livro de Mórmon, que constitui a base de fé da igreja. O termo mórmon, geralmente usado para referir-se aos Santos dos Últimos Dias, deriva do nome do profeta Mórmon, que teria sido um dos autores e compiladores das escrituras que formaram o Livro.
Em 1830 foi fundada a igreja, que rapidamente cresceu, gerando uma série de perseguições que culminaram na morte de Joseph em 1844. Nao tendo fim a religião por morte de seu lider, como pensavam os conspiradores e dando maior força aos seus seguidores. Hoje por causa dos missioários que em geral são jovens entre 19 e 26 anos, é a religião cristã que mais cresce no mundo.
Os jovens mórmons acima de 19 anos são incentivados pela liderança da Igreja a servir missão de tempo integral, deixando seus lares por dois anos, trabalho esse voluntário, levando a mensagem do evangelho restaurado em diversas países do mundo.

Seguem algumas de suas crenças básicas
Deus é nosso Pai Celestial. Ele nos ama e deseja que voltemos a Ele.
Jesus Cristo é o Filho de Deus. Ele é nosso Salvador. Ele nos redime da morte proporcionando a Ressurreição. Ele nos salva do pecado quando nos arrependemos.
Por meio da Expiação de Jesus Cristo, podemos voltar a viver com Deus se guardarmos Seus mandamentos.
O Espírito Santo nos ajuda a reconhecer a verdade.
Os primeiros princípios e ordenanças do evangelho são fé em Jesus Cristo, arrependimento, batismo, e recebimento do dom do Espírito Santo.
A Igreja de Jesus Cristo restaurada à Terra.
A autoridade do sacerdócio de Deus existe hoje em Sua Igreja, da mesma forma que na Igreja original.
A Bíblia e o Livro de Mórmon são a Palavra de Deus.
Deus revela Sua vontade aos profetas hoje em dia, da mesma forma que o fazia antigamente.
Nossa vida tem um propósito sagrado.
As famílias podem ficar juntas para sempre.
Por meio do serviço aos outros, podemos experimentar a alegria e ficar mais perto de Deus.



Joseph Smith Jr. resumiu a doutrina da Igreja em treze pontos fundamentais conhecidos como Regras de Fé, a saber:
Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo.
Cremos que os homens serão punidos pelos seus próprios pecados e não pela transgressão de Adão.
Cremos que por meio do sacrifício expiatório de Cristo, toda a humanidade pode ser salva pela obediência às leis e às ordenanças do Evangelho.
Cremos que os primeiros princípios e ordenanças do Evangelho são: a fé no Senhor Jesus Cristo; o arrependimento; batismo por imersão para a remissão dos pecados; a imposição das mãos para o dom do Espírito Santo.
Cremos que um homem deve ser chamado por Deus, pela profecia e pela imposição das mãos por quem possua autoridade, para pregar o Evangelho e administrar as sua ordenanças.
Cremos na mesma organização que existia na igreja Primitiva, isto é: apóstolos, profetas, pastores, mestres, evangelistas, etc.
Cremos no dom das línguas, da profecia, da revelação, das visões, da cura, da interpretação das línguas, etc.
Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, por quanto seja traduzida corretamente; cremos também ser o Livro de Mórmon a palavra de Deus.
Cremos em tudo o que Deus tem revelado, em tudo o que Ele revela agora, e cremos que Ele revelará ainda muitas coisas grandes e importantes relativas ao Reino de Deus.
Cremos na coligação literal de Israel e na restauração das doze tribos, que Sião (a Nova Jerusalém) será edificada no continente americano, que Cristo reinará pessoalmente sobre a terra e que a terra será renovada e receberá a sua glória paradisíaca.
Pretendemos o privilégio de adorar o Deus Todo-Poderoso segundo os ditames da nossa consciência, e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde e o que quiserem.
Cremos na submissão aos reis, aos presidentes, aos governantes e aos magistrados, na obediência, honra e manutenção da lei.
Cremos em ser honestos, verdadeiros, castos, benevolentes, virtuosos e em fazer o bem a todos os homens: na realidade podemos dizer que seguimos à admoestação do apóstolo Paulo: crer em todas as coisas, confiamos em todas as coisas, temos suportado muitas coisas e confiamos na capacidade de tudo suportar. Se houver qualquer coisa virtuosa, amável,de boa fama ou louvável, nós a procuraremos.

Joseph Smith Jr.

Joseph Smith Jr. (Sharon, Vermont, 23 de Dezembro de 1805Carthage, Illinois, 27 de junho de 1844) foi um religioso norte-americano, fundador do Movimento dos Santos dos Últimos Dias, conhecido pelos não-membros como mormonismo. Smith era conhecido por seus seguidores como profeta, vidente e revelador da parte de Deus.


Nascido em uma família numerosa, Joseph Smith Jr. tinha dez irmãos e irmãs. Convivia com sua família na zona rural de Palmyra, quando movimentos evangélicos levaram à um despertar religioso na região. Isso levou-o a sérias reflexões.Ele desejava saber qual daquelas igrejas era correta.Um dia, ele leu uma passagem na Bíblia que dizia: “ Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5) Joseph decidiu aceitar o convite de perguntar a Deus.
Na primavera de 1820, Joseph foi a um bosque próximo a sua casa e orou para saber a qual igreja deveria unir-se. Em resposta à sua oração, o Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo, apareceram a ele.Joseph escreveu: “Quando a luz pousou sobre mim, vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim.Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: —Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!” Foi respondido a Joseph que não deveria unir-se a nenhuma das igrejas existentes naquele tempo.
A Primeira Visão - Deus o Pai e Jesus Cristo aparecem ao menino Joseph Smith Jr. na primavera de 1820
Em 1823,Joseph teria sido visitado por um mensageiro celestial chamado Morôni, que o guiou à um monte, onde mostrou a Joseph placas de ouro que continham a história de uma antiga civilização vinda de jerusalém. Em 1827, Joseph teve autorização do mensageiro para retirar as placas, e traduziu-as para o inglês com o auxílio do Urim e Tumim. A obra traduzida recebeu o nome de Livro de Mórmon, devido ao nome de um dos profetas do livro.
Em 6 de Abril de 1830, Joseph e alguns convertidos organizam a Igreja de Cristo, que em 1838 muda seu nome para Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Fayette. As denominações evangélicas passam a perseguir Joseph e a igreja, que mudam-se para Nova Iorque. O primeiro templo é estabelecido Kirtland, Ohio, em 1836. De Ohio a igreja mudou-se para o Missouri, depois para Illinois, onde em 1839 surge a comunidade de Nauvoo.
Devido às acusações e perseguições, Joseph Smith e seus companheiros mais próximos acabaram presos. Em 24 de junho de 1844, Smith e seu irmão Hyrum Smith foram levados para a cadeia de Carthage, onde em 27 de junho de 1844 uma turba invade a cadeia e assassinam Joseph e Hyrum.
Joseph Smith fundou a cidade de Nauvoo, Illinois e implementou por revelação moderna várias leis, como por exemplo, a lei da consagração, onde os membros da recém Igreja restaurada deveriam dispor de seus bens ao bispo da Igreja e esses bens eram divididos entre os membros por igualdade(lei parecida com o Socialismo).