terça-feira, 21 de abril de 2009

Micro e pequenas empresas: 7 Práticas para o sucesso

Li um artigo do Rogério Campos Meira diretor executivo da Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão, ele defende que se existe uma característica fundamental para que um micro e pequeno empresário tenha sucesso, é a ousadia.

Ainda sobre a ousadia, Rogério comenta que esses profissionais, pela própria condição que se encontram, precisam dessa qualidade para começar um negócio, inovar e investir na qualidade de seus produtos e serviços de forma a serem competitivos no mercado em que estão inseridos.

É por conta desses desafios que um sistema de gestão eficaz se faz tão necessário. Possuir um sistema que garanta a qualidade dos serviços e dos produtos é fundamental, porém os empresários ainda possuem a crença de que a implementação de um sistema de gestão é penozo e traz pouco retorno a empresa. Estão erados.
Então vamos la, como implementar um sistema de gestão em uma pequena empresa? Segundo Rogério existem 7 passos fundamentais:

1. Planejamento: É o primeiro passo a ser seguido, nesta etapa o empresário deve determinar os rumos dos seus projetos, ou seja, metas e métodos a serem seguidos para que se alcance o sucesso. Esse processo não deve ser encarado como perca de tempo, pelo contrário, é a construção do planejamento que possibilitará a previsão de diversos cenários e possíveis problemas.

2. Capacitação: A capacitação de seus funcionários é de extrema importância, eles são seu maior capital, a parte mais importante de sua impresa e são capazes de oferecer um verdadeiro diferencial competitivo depedendo da forma como são gerenciados. É muito importante para o funcionamento do planejamento, que seus funcionários entendam o sistema de gestão da empresa, quanto a isso Rogério fala “invista em comunicação e conscientização interna, assim, sua equipe poderá entender o Sistema de Gestão que a organização segue e o que ela espera dele”.

3. Disciplina: Você ja conseguiu fazer alguma coisa realmente boa sem disciplina? Acredito que não. Na sua empresa não seria diferente, é fundamental que seus funcionários estejam motivados e envolvidos a cumprir o Sistema de Gestão vigente, a disciplina é um ponto crítico para o sucesso de qualquer projeto tanto pessoal, quanto profissional. Além disso, o planejamento só poderá ser cumprido se todos desenvolverem suas funções previamente estabelecidas.

4. Investimento: Não adianta nada seus funcionários estarem motivados e seu sistema de gestão impecável se sua equipe não possuir os meios necessários para realizar suas tarefas com excelência. “Um trabalho bem feito exige um conjunto de recursos e não um ou outro item qualquer, mesmo que o orçamento de sua micro e pequena empresa seja enxuto, procure bem e tenta ao máximo encontrar bons produtos e preços acessíveis”.

5. Produtividade: Devemos constantemente fazer as seguintes perguntas: como meus funcionários usam seu tempo de trabalho? Será que algo esta os distraindo, tirando-lhes o foco? A partir de então passe a tomar iniciativas a fim de resolver os problemas de queda de atenção e produtividade.

6. Comprometimento da gerência: Não há dúvidas de que quando o líder, gerente, dono etc está também empenhado no negócio faz com que a equipe se comprometa mais e fique mais motivada. “Um bom líder incentiva seus colaboradores, dialoga com eles, mostra-se acessível. Não deixe de comemorar conquistas e icentivar o crescimento de seus funcionários”.

7. Análise e Melhoria de Processos: Um bom empresário é aquele que entende todo o processo de construção e todas as etapas que o levaram ao sucesso. Dessa forma ele aprende muito, pois com certeza, nesse caminho, houveram vários erros que, no futuro, servirão como experiência.

Nenhum comentário: